sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Escola Estadual Coaracy Nunes ganha espaço para mediar conflitos

http://seed.ap.gov.br/det2.php?id=11056

Escola Estadual Coaracy Nunes ganha espaço para mediar conflitos



Foto: Erich Macias













A comunidade da Escola Estadual Doutor Coaracy Nunes, localizada na Avenida Mendonça Júnior, Centro da capital, agora dispõe de um espaço dedicado à mediação de conflitos por meio do diálogo. A unidade inaugurou o Núcleo de Práticas Restaurativas, nesta quinta-feira, 27.
O Núcleo conta com facilitadores e mediadores que conduzem encontros para solucionar problemas de relacionamento dentro da comunidade escolar. Nele, o diálogo aberto cria uma comunicação eficiente para que os envolvidos reflitam e alcancem a melhor forma de solucionar as diferenças. A privacidade dos casos é garantida no atendimento. 
A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Goreth Sousa, participou da cerimônia de inauguração e ressaltou a importância de iniciativas como essa que ajudam a promover a cultura de paz nas escolas. “Acredito na força do diálogo e do respeito para a boa convivência na sociedade”, disse.
O aluno da 7ª série, João Kleber de Souza, de 12 anos, disse estar satisfeito com a implantação do Núcleo de Práticas Restaurativas, pois vai ajudar a solucionar problemas comuns na escola, a exemplo do bulling, preconceito, até mesmo violência física.
A cerimônia contou com apresentação de balé, música e entrega de certificado aos envolvidos no projeto. Estiveram presentes representantes da Seed, Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), Polícia Militar, e o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Gastão Calandrini. 
O Núcleo de Práticas Restaurativas é um projeto executado em parceria entre Ministério Público do Estado do Amapá (MP-AP), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude - CAOP-IJE, Secretaria de Estado da Educação (Seed), Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) e Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).
Ao todo, 50 instituições de ensino terão núcleos implantados até o final de 2016. A Escola Estadual Professor Lucimar Amoras Del Castillo, no bairro Santa Rita, será a próxima a implantar o projeto.  

Um comentário:

  1. Eu parabenizo os gestores e coordenadores da Escola pela brilhante iniciativa de abraçar e criar este espaço dedicado a mediação de conflitos em parceria com o Tribunal de Justiça. Isso visa facilitar o acesso a justiça, conciliando, conscientizando os jovens de sua importância na sociedade e diminuindo a violência e conflitos nas dependências e ao redor das escolas. Trabalhando também a valorização do jovem, como construtor de uma sociedade mais justa e igualitária.

    ResponderExcluir